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sexta-feira, 7 de maio de 2010

Semanas de moda no Brasil


O varejo, as federações das indústrias e os produtores de evento de todo o Brasil já entenderam a força das semanas de moda e já trataram de inventar algumas delas para constar do calendário de suas atividades anuais.

Muito bem, faz sentido - elas movimentam a economia e a imprensa das cidades onde acontecem. Os hotéis triplicam suas lotações, os restaurantes e bares trabalham até tarde, os táxis não param um segundo, sem falar nos salões de beleza e no comércio da cidade.

Temos, entretanto, que fazer uma distinção entre os dois tipos de semanas que pipocam pelo país afora:

1. As diretamente ligadas ao varejo, geralmente promovidas por shoppings para mostrar a moda da estação que já está em venda em suas lojas. Você sai do desfile e pode entrar numa das lojas comprar o que viu.

2. As semanas de lançamentos das marcas criadoras de moda, com propostas das tendências que vão entrar na próxima estação e que, portanto, só estarão em vendas dentro de alguns meses. É feito para profissionais da área: imprensa e compradores de lojas.

É bom lembrar também que, da parte da imprensa, a cobrança será diferente para cada uma elas. Nas semanas de moda de varejo dá-se apenas o registro do evento, enquanto que nas semanas de lançamento cobra-se criatividade, coerência da moda com o DNA da marca, acabamento, qualidade, etc... (caso do SPFW, Fashion Rio, Dragão Fashion...).

Os dois tipos de fashion weeks são bacanas e cumprem seus objetivos. Mas é preciso ter claro qual é qual e quem é quem, para que não haja confusões, nem por parte dos jornalistas que estão cobrindo os diferentes eventos, nem por parte do público.

Walkir Queiroz

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